Os planos de saúde são ótimas opções para as pessoas que necessitam de seguro de saúde complementar, existem diversas possibilidades de contratação desses serviços, cada um possui um tipo de cobertura.
É preciso que o contratante fique atento sobre o que seu plano deve cobrir, verificando quais tipos de benefícios e quais estabelecimentos, períodos e localidades do Brasil eles cobrem.
Nós reunimos alguns pontos principais que o cliente precisa examinar antes de escolher o seu plano e contratar o seguro.
Verificando qual a cobertura do seu plano de saúde
Todas as coberturas que os planos de saúde devem cobrir são determinadas pela ANS (Agência Nacional de Saúde Coletiva), conforme cada tipo de plano – hospitalar (com ou sem obstetrícia), ambulatorial, odontológico e referência.
- Consultas, tratamentos e exames
Cada plano de saúde oferecem opções diferentes para o cliente, eles podem incluir alguns tipos consultas e exames, internação e odontologia.
Para verificar quais os procedimentos que você tem direito, basta se informar antes mesmo da contratação do plano, quais os serviços que são oferecidos para cada tipo. Há também a opção de verificar a lista exibida no site da ANS.
- Hospitais, consultórios e médicos
É preciso verificar alguns pontos importantes antes de contratar o seu plano de saúde, entre eles estão checar quais os hospitais, consultórios, laboratórios e médicos conveniados que você terá direito em seu plano.
Um dos pontos principais é que nem todos os planos oferecem a possibilidade de internação hospitalar ao cliente, somente os tipos: plano de saúde hospitalar sem obstetrícia, hospitalar com obstetrícia ou plano referência tem essa opção.
Os hospitais podem ser descredenciados nas operadoras de saúde que você contratou o seu plano só em casos específicos como fraude, infração fiscal, sanitária, entre outros. Nesses casos é obrigatório que ela substitua o hospital fora do convênio por outro equivalente.
- Em quais regiões do Brasil seu plano pode ser utilizado
Você precisa verificar na contratação do seguro de saúde qual a área de alcance a cobertura do seu plano atinge. As coberturas podem ser nacionais, estaduais, em grupos de municípios e grupos de estados.
Peça a sua operadora qual a relação de hospitais que você pode utilizar e também pergunte quais as clínicas mais próximas da sua casa que podem ser utilizadas para atendimento.
- Cobertura assistencial
Ao contratar um plano de saúde é necessário sempre se atentar ao tipo de cobertura assistencial ele oferece. A assistência no atendimento precisa atender a todas as suas necessidades.
A segmentação do plano escolhido pela pessoa irá definir quais as opções de cobertura assistencial ela tem direito. O plano pode ser:
- Ambulatorial
- Hospitalar com obstetrícia
- Hospitalar sem obstetrícia
- Odontológico
- Referência
- Ambulatorial + Odontológico
- Ambulatorial + Hospitalar com obstetrícia
- Ambulatorial + Hospitalar sem obstetrícia
- Hospitalar sem obstetrícia + Odontológico
- Hospitalar com obstetrícia + Odontológico
- Ambulatorial + Hospitalar com obstetrícia + Odontológico
- Ambulatorial + Hospitalar sem obstetrícia + Odontológico.
Para cada tipo há uma lista de procedimentos com coberturas obrigatórias determinadas pela ANS, eles são revisados a cada dois anos. Essas determinações valem para todos os contratos feitos após 1º de janeiro de 1999 (planos novos).
Conclusão
A Fizzera Porto é uma corretora de seguros muito qualificada no mercado, ela oferece todas as segmentações de planos de saúde e planos odontológicos para você, confira suas opções e calcule o seu orçamento sem compromisso.