segunda-feira , agosto 8 2022
Home / seguro / Verificar cobertura do plano de saúde

Verificar cobertura do plano de saúde

Os planos de saúde são ótimas opções para as pessoas que necessitam de seguro de saúde complementar, existem diversas possibilidades de contratação desses serviços, cada um possui um tipo de cobertura.

É preciso que o contratante fique atento sobre o que seu plano deve cobrir, verificando quais tipos de benefícios e quais estabelecimentos, períodos e localidades do Brasil eles cobrem.

Nós reunimos alguns pontos principais que o cliente precisa examinar antes de escolher o seu plano e contratar o seguro.

cobertura

Verificando qual a cobertura do seu plano de saúde

Todas as coberturas que os planos de saúde devem cobrir são determinadas pela ANS (Agência Nacional de Saúde Coletiva), conforme cada tipo de plano – hospitalar (com ou sem obstetrícia), ambulatorial, odontológico e referência.

  1. Consultas, tratamentos e exames

Cada plano de saúde oferecem opções diferentes para o cliente, eles podem incluir alguns tipos consultas e exames, internação e odontologia.

Para verificar quais os procedimentos que você tem direito, basta se informar antes mesmo da contratação do plano, quais os serviços que são oferecidos para cada tipo. Há também a opção de verificar a lista exibida no site da ANS.

  1. Hospitais, consultórios e médicos

É preciso verificar alguns pontos importantes antes de contratar o seu plano de saúde, entre eles estão checar quais os hospitais, consultórios, laboratórios e médicos conveniados que você terá direito em seu plano.

Um dos pontos principais é que nem todos os planos oferecem a possibilidade de internação hospitalar ao cliente, somente os tipos: plano de saúde hospitalar sem obstetrícia, hospitalar com obstetrícia ou plano referência tem essa opção.

Os hospitais podem ser descredenciados nas operadoras de saúde que você contratou o seu plano só em casos específicos como fraude, infração fiscal, sanitária, entre outros. Nesses casos é obrigatório que ela substitua o hospital fora do convênio por outro equivalente.

  1. Em quais regiões do Brasil seu plano pode ser utilizado

Você precisa verificar na contratação do seguro de saúde qual a área de alcance a cobertura do seu plano atinge. As coberturas podem ser nacionais, estaduais, em grupos de municípios e grupos de estados.

Peça a sua operadora qual a relação de hospitais que você pode utilizar e também pergunte quais as clínicas mais próximas da sua casa que podem ser utilizadas para atendimento.

  1. Cobertura assistencial

Ao contratar um plano de saúde é necessário sempre se atentar ao tipo de cobertura assistencial ele oferece. A assistência no atendimento precisa atender a todas as suas necessidades.

A segmentação do plano escolhido pela pessoa irá definir quais as opções de cobertura assistencial ela tem direito. O plano pode ser:

  • Ambulatorial
  • Hospitalar com obstetrícia
  • Hospitalar sem obstetrícia
  • Odontológico
  • Referência
  • Ambulatorial + Odontológico
  • Ambulatorial + Hospitalar com obstetrícia
  • Ambulatorial + Hospitalar sem obstetrícia
  • Hospitalar sem obstetrícia + Odontológico
  • Hospitalar com obstetrícia + Odontológico
  • Ambulatorial + Hospitalar com obstetrícia + Odontológico
  • Ambulatorial + Hospitalar sem obstetrícia + Odontológico.

Para cada tipo há uma lista de procedimentos com coberturas obrigatórias determinadas pela ANS, eles são revisados a cada dois anos. Essas determinações valem para todos os contratos feitos após 1º de janeiro de 1999 (planos novos).

Conclusão

A Fizzera Porto é uma corretora de seguros muito qualificada no mercado, ela oferece todas as segmentações de planos de saúde e planos odontológicos para você, confira suas opções e calcule o seu orçamento sem compromisso.

Sobre Pawlit

Veja também

Como faço para marcar uma consulta quando tenho plano de saúde

Se você fechou contrato com um plano de saúde recentemente e não sabe muito bem …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *