segunda-feira , agosto 8 2022
Home / seguro auto / Condutor principal seguro auto

Condutor principal seguro auto

Hoje em dia, é muito comum que as pessoas façam a contratação de um serviço de seguro para o seu veículo, justamente por estar mais sujeito a riscos e problemas mecânicos que podem trazer altos prejuízos. Mas algo que muitos segurados não compreendem é a questão do condutor principal que consta na apólice.

Durante a contratação do serviço existe o procedimento em que é feito o preenchimento do perfil do segurado, em que deve constar sua idade, sexo, profissão, estado civil, modo de utilização do veículo e sua finalidade, local de armazenagem do carro, quilometragem média e outras perguntas que são fundamentais para traçar as características do melhor seguro.

Por isso, um detalhe muito importante nesse questionário e que muitas pessoas não mencionam é quem realmente utiliza mais o veículo. É comum, por exemplo, que o marido se coloque na apólice como o principal condutor, mas quem realmente usa o carro todos os dias é a sua esposa.

Sendo assim, para compreender melhor os riscos que se pode correr ao não mencionar o verdadeiro condutor principal e quais outras pessoas que utilizam o veículo, continue acompanhando o artigo e veja como ter um seguro auto de acordo com as suas necessidades e sem riscos para a sua segurança.

Condutor principal

Entendendo melhor os critérios para o condutor principal no seguro auto

Uma pergunta bem simples e que todos os segurados deveriam saber responder é: quem é o condutor principal do seu veículo? Pode parecer simples, mas muitos acabam não mencionando quando o carro é divido com outra pessoa e a diferença básica entre proprietário e principal condutor.

Esse tema é um tanto quanto delicado e acaba gerando muitas dúvidas na contratação do seguro do automóvel. Por isso, é muito importante que os clientes que desejam contar com esse serviço sejam alertados dos riscos.

Para começar, quando se fala no proprietário, a referência é direcionada para a pessoa que consta como a dona no documento do veículo e esta pode ser ou não considerada como a principal condutora. Um exemplo que torna esse significado mais claro é o proprietário do veículo ser uma empresa ou até mesmo uma pessoa que nunca irá dirigir.

Agora, quando você divide o carro com outra pessoa, que pode ser seus familiares ou conhecidos, considerada-se como o condutor principal aquela pessoa que utiliza o veículo em 85% das vezes na semana. Se não for possível contabilizar esse uso, a próprio seguradora vai estipular um método para definir o condutor, que pode ser pelo usuário mais novo ou contratar o seguro com a indeterminação do condutor, de forma que qualquer um possa usar o veículo.

Assim, quando se fala em não omitir as informações e passar para a seguradora todas os dados corretos sobre o seu perfil, do carro e das outras pessoas que o utilizam é preciso levar a sério essa condição. Pois em caso de sinistro, se as informações não se coincidirem você pode perder a cobertura dos custos dos danos.

Por isso, fique atento a essa questão e tenha em mente que deixar claro todos os dados pertinentes na hora da contratação do seguro é a melhor forma de estar protegido durante as situações mais adversas. Já que uma vez que na apólice constam todas essas informações, você não terá problemas ao recorrer ao seguro.

Por isso, se você quer contar com um seguro de auto de qualidade como um condutor principal, seja para o seu veículo, moto, caminhão e até mesmo aeronave, confira o site da Corretora Frizzera Porto e tenha em mãos as melhores opções de seguros para a sua proteção e também para o seu veículo.

Sobre Pawlit

Veja também

Por Que  ter um Seguro de Carro?

Vocês conhecem aquela expressão: “melhor prevenir do que remediar”, ? Gostamos muito dela, porque se …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *